Como funciona um sistema solar?

Dokumentation des MEP- Bauabschnittes beim Bau des Solarparks in Neuhardenberg,
Bearbeitung und Fotografien von Sommerreich

Produção de eletricidade com fotovoltaicas

Se investir num sistema fotovoltaico ou fornecer energia solar à sua própria casa, mais eletricidade o sistema fotovoltaico produz, mais benefícios. Mas como é que a energia solar realmente surge? E um sistema fotovoltaico para autoconsumo é diferente de um sistema de PV que alimenta a Tempestade na rede pública? Este artigo explica de forma simples e breve como funciona um sistema solar e como a energia solar é produzida com um sistema fotovoltaico.

Células solares feitas de silício

Em princípio, um sistema solar funciona sempre da mesma forma, independentemente de se trata de um sistema fotovoltaico no telhado ou de um sistema fotovoltaico ao ar livre. Também não faz qualquer diferença se o sistema fotovoltaico é utilizado principalmente para o autoconsumo ou se a energia de PV produzida é alimentada na rede pública. O componente mais importante de um sistema PV são os módulos solares, que por sua vez consistem em células solares. São feitos de silício. O silício é um componente de areia de quartzo. Isto é muito comum na natureza, o que torna o silício particularmente favorável. As células solares consistem em várias camadas. Cada camada é feita de silício. A camada superior de silício é enriquecida com átomos de fósforo, o inferior com átomos de boro. Isto permite que os eletrões que são libertados quando a luz atinge as células solares sejam corretamente direcionados.

solarzelle

Fonte: solaranlagen.eu

A luz cai sobre os módulos fotovoltaicos

Se a luz solar cair sobre os módulos fotovoltaicos, é criada uma tensão elétrica. Enquanto os eletrões carregados negativamente se acumulam de um lado das células solares, por outro lado, os portadores de carga positivos acumulam-se. Isto resulta num polo mais e menos como uma bateria. Para poder fluir eletricidade, apenas são necessárias placas com fios de prata ou alumínio na parte superior e inferior das células solares. Para serem usadas como módulos solares, as células solares são agora embaladas à prova de tempo por uma vidraça de vidro na parte superior e uma película protetora na parte inferior. Ao instalar o sistema fotovoltaico, os módulos solares são normalmente ligados em série.

A eletricidade não é igual à eletricidade

No entanto, a eletricidade produzida por um sistema fotovoltaico não pode ser utilizada imediatamente para autoconsumo ou alimentada na rede, uma vez que se trata de corrente direta. É, portanto, necessário um inversor de PV, que converte a energia do PV em corrente alternada em casa. O inversor PV é, portanto, parte integrante de qualquer sistema fotovoltaico. Está localizado perto dos módulos solares e está ligado às células solares por cabo.

Quando é que a energia solar pode ser produzida?

Em princípio, um sistema fotovoltaico funciona assim que o sol brilha. No entanto, para produzir energia solar, o melhor tempo não tem de ser consistente. Os módulos PV de hoje podem gerar eletricidade mesmo com pouca luz, bem como com luz indireta. Mesmo em céu nublado, a energia solar pode ser gerada e convertida através do inversor para autoconsumo ou alimentação da rede.

Conclusão

Um sistema fotovoltaico converte a luz em energia elétrica. Isto é feito através dos módulos solares, que consistem em células solares com silício. Para poder utilizar a energia PV produzida, deve convertê-la em corrente alternada através do inversor PV. O que parece relativamente complicado é um processo físico simples. O sistema fotovoltaico oferece uma grande vantagem: os módulos PV não são apenas baratos, mas também extremamente duráveis. Mesmo 20 anos após a sua instalação, um sistema solar ainda produz tanta energia solar como no início. Quase nenhuma perda de energia pode ser medida.